Avançar para o conteúdo principal

Formatos para guardar imagem

1 - Compressão de Dados

A Compressão de Dados é uma forma de diminuir o tamanho dos ficheiros utilizando algoritmos de compressão. Esta forma é utilizada para aumentar o espaço livre no computador ou para fazer backups mais rápidos. Existem 2 métodos de compressão de dados que são:

  • Compressão com perda de Dados; 
Quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este método serve para comprimir ficheiros multimédia, como por exemplo áudio, vídeo e imagens.
  • Compressão sem perda de Dados; 
Este método serve para comprimir ficheiros de uma pasta para outra, sendo que estas já estão comprimidas.

Existem 2 formatos que são, na atualidade, os mais utilizados no mundo inteiro, que são os formatos ZIP e RAR. O formato mais utilizado é o RAR.

2 - Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

Formato JPEG

Formato padrão da grande maioria dos utilizadores, possui uma altíssima taxa de compressão capaz de fazer com que um papel de parede com resolução Full HD (1920x1080) ocupe apenas 100 KB em disco, mas isso só é possível porque a compressão retira alguma qualidade.
Formato GIF

O GIF é outro formato bastante popular na internet. Este tipo de formato bitmap gera arquivos de tamanho reduzido, mas no entanto o seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.

O formato GIF ainda tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente.

O GIF também utiliza compressão, mas esta não causa perda de qualidade, mesmo se a imagem for guardada várias vezes


Formato PNG

O formato PNG, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. O seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição da patente existente no formato GIF. 

O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, sendo, por isso, uma ótima opção para fotos.

Formato TIFF
O TIFF consiste num formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais

O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.

Formato PDF

O formato PDF é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Os PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo, etc.

Formato BMP

O formato BMP (ou Bitmap) é o precursor. Este armazena fotos e gráficos em pequenos quadrados a que chamamos de pixels. Quanto maior o número de pixels numa só fotografia, maior a qualidade da imagem.

Isso resulta em arquivos de tamanhos superiores, de forma a compartilhar na internet e, por esta razão, surgem os formatos de compressão, capazes de diminuir o tamanho dos arquivos e facilitar o envio dos dados.

3 - Formatos de ficheiros de imagem vetorial:

Formato SVG

O formato consiste um padrão que trabalha com imagens vetoriais.

O SVG consegue trabalhar bem tanto com figuras estáticas quanto com imagens animadas. Além disso, por ser um padrão vetorial, imagens no formato podem ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade.

Formato CDR

O formato CDR é um programa de desenho vetorial bidimensional. Este possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet, etc.





4 - Webgrafia

https://www.infowester.com/imagens.php
https://canaltech.com.br/software/qual-a-diferenca-entre-jpg-gif-png-exif-e-outros-formatos-de-imagem/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REALIDADE VIRTUAL vs REALIDADE AUMENTADA

     Um sistema de Realidade Aumentada pretende sobrepor elementos virtuais ao mundo real, procurando ser rápido, interativo e ocorrer em tempo real, de modo a que os elementos virtuais se encontrem alinhados com os reais. Os elementos virtuais interagem com os sentidos, como a visão, o tato, a audição e o olfato. No entanto, a maior parte das utilizações de RA, fica-se pela estimulação visual.  Bons exemplos desta tecnologia são o Pokémon GO e outros jogos que dispõem de interações entre ambientes virtuais e reais, assim como óculos de realidade aumentada, também muito famosos. Por outro lado,   A realidade virtual é uma simulação de um ambiente virtual, gerada por computador ou de um ambiente real. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação não só visual e auditiva, mas também de outros sentidos, através da utiliz ação de túneis de vento e de cheiro...

Corel Draw (1)

Nesta aula iniciamos um novo conteúdo programático e exploramos uma nova ferramenta de edição de imagem, o Corel Draw. Começámos por explorar as ferramentas de contorno e preenchimento de formas no Corel Draw, partindo de um círculo inicial.

Modelos de Cor

1 - Modelo RGB O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Este é um modelo formado pelas três cores primárias, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. São estas cores o vermelho, o verde e o azul. As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. 2 - Modelo CMYK O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY mas no qual foi acrescentado a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo é descrito por três cores primárias, o ciano, o magenta e o amarelo. A cor preta (K) foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel  do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza desenvolve as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, reproduzindo as cores do modelo CMY e a tinta preta, o que permit...