Avançar para o conteúdo principal

Programação

1. Programação é um processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Este programa é escrito através de uma linguagem de programação, que pode ser definido por um método padronizado para comunicar instruções para um computador, embota também seja possível escreve-lo em linguagem de máquina.
2. As linguagens de programação costumam ser divididas em duas analises:
          -baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina;
          -alto nível: estão mais próximas da linguagem humana.

3. A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa de modo a resolver um problema ou alcançar um certo objetivo chama-se ALGORITMO, ou seja um conjunto de instruções devidamente organizadas para a resolução de um problema.  Escrever, um PROGRAMA de computador é essencialmente traduzir um algoritmo (ou um conjunto) para instruções capazes de serem executadas em computador.
4. Falando em programação, é impossível não referir uma das maiores personalidade da história, de nome Ada Lovelace, uma matemática e escritora inglesa que hoje é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina (máquina analítica de Charles Babbage). Durante o período em que esteve envolvida neste projeto. ela desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina computar os valores de função matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Sendo, por este trabalho considerada a primeira programadora da história. 



 5. Num mundo tão dependente da tecnologia como o nosso, é fundamental sermos capazes de interagir com a tecnologia que nos rodeia, e a programação e as linguagens de programação são imprescindíveis para que isso aconteça. Assim como tornar-nos-íamos obsoletos como cidadãos universais se não soubéssemos falar Inglês, também a programação é uma habilidade que cada vez mais pessoas devem adquirir devido à sua vitalidade na construção e renovação da sociedade.


Webgrafia : https://www.biography.com/scholar/ada-lovelace

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REALIDADE VIRTUAL vs REALIDADE AUMENTADA

     Um sistema de Realidade Aumentada pretende sobrepor elementos virtuais ao mundo real, procurando ser rápido, interativo e ocorrer em tempo real, de modo a que os elementos virtuais se encontrem alinhados com os reais. Os elementos virtuais interagem com os sentidos, como a visão, o tato, a audição e o olfato. No entanto, a maior parte das utilizações de RA, fica-se pela estimulação visual.  Bons exemplos desta tecnologia são o Pokémon GO e outros jogos que dispõem de interações entre ambientes virtuais e reais, assim como óculos de realidade aumentada, também muito famosos. Por outro lado,   A realidade virtual é uma simulação de um ambiente virtual, gerada por computador ou de um ambiente real. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação não só visual e auditiva, mas também de outros sentidos, através da utiliz ação de túneis de vento e de cheiro...

Corel Draw (1)

Nesta aula iniciamos um novo conteúdo programático e exploramos uma nova ferramenta de edição de imagem, o Corel Draw. Começámos por explorar as ferramentas de contorno e preenchimento de formas no Corel Draw, partindo de um círculo inicial.

Modelos de Cor

1 - Modelo RGB O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Este é um modelo formado pelas três cores primárias, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. São estas cores o vermelho, o verde e o azul. As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. 2 - Modelo CMYK O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY mas no qual foi acrescentado a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo é descrito por três cores primárias, o ciano, o magenta e o amarelo. A cor preta (K) foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel  do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza desenvolve as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, reproduzindo as cores do modelo CMY e a tinta preta, o que permit...