Avançar para o conteúdo principal

Programação

1. Programação é um processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Este programa é escrito através de uma linguagem de programação, que pode ser definido por um método padronizado para comunicar instruções para um computador, embota também seja possível escreve-lo em linguagem de máquina.
2. As linguagens de programação costumam ser divididas em duas analises:
          -baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina;
          -alto nível: estão mais próximas da linguagem humana.

3. A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa de modo a resolver um problema ou alcançar um certo objetivo chama-se ALGORITMO, ou seja um conjunto de instruções devidamente organizadas para a resolução de um problema.  Escrever, um PROGRAMA de computador é essencialmente traduzir um algoritmo (ou um conjunto) para instruções capazes de serem executadas em computador.
4. Falando em programação, é impossível não referir uma das maiores personalidade da história, de nome Ada Lovelace, uma matemática e escritora inglesa que hoje é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina (máquina analítica de Charles Babbage). Durante o período em que esteve envolvida neste projeto. ela desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina computar os valores de função matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Sendo, por este trabalho considerada a primeira programadora da história. 



 5. Num mundo tão dependente da tecnologia como o nosso, é fundamental sermos capazes de interagir com a tecnologia que nos rodeia, e a programação e as linguagens de programação são imprescindíveis para que isso aconteça. Assim como tornar-nos-íamos obsoletos como cidadãos universais se não soubéssemos falar Inglês, também a programação é uma habilidade que cada vez mais pessoas devem adquirir devido à sua vitalidade na construção e renovação da sociedade.


Webgrafia : https://www.biography.com/scholar/ada-lovelace

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Correntes, CorelDraw

Bom dia e bom ano para todos, para a nossa primeira publicação do ano apresentamos, com orgulho, um trabalho focado no tema de correntes com a ajuda das ferramentas "aparar" e "interseção".                        "Bons trabalhos são 90% de dedicação e 10% de talento" - Aldo Locatelli

Scratch! 1 - Rui Silva

Com o Scratch podemos criar programas simples e explorar alguns aspetos básicos da programação. Numa primeira abordagem criámos apenas uma pequena animação com os diversos blocos de ação que o scratch disponibiliza. https://scratch.mit.edu/projects/387322236 Trabalho de Rui Silva

Aplicar efeitos em imagens Bitmap - CorelDraw

Nesta Aula aplicámos efeitos em imagens bitmap, para explorarmos as diversas funcionalidades do CorelDraw:   "Bons trabalhos são 90% de dedicação e 10% de talento" - Aldo Locatelli