Um sistema de Realidade Aumentada pretende sobrepor elementos virtuais ao mundo real, procurando ser rápido, interativo e ocorrer em tempo real, de modo a que os elementos virtuais se encontrem alinhados com os reais.
Os elementos virtuais interagem com os sentidos, como a visão, o tato, a audição e o olfato. No entanto, a maior parte das utilizações de RA, fica-se pela estimulação visual.
Bons exemplos desta tecnologia são o Pokémon GO e outros jogos que dispõem de interações entre ambientes virtuais e reais, assim como óculos de realidade aumentada, também muito famosos.
Por outro lado, A realidade virtual é uma simulação de um ambiente virtual, gerada por computador ou de um ambiente real. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação não só visual e auditiva, mas também de outros sentidos, através da utilização de túneis de vento e de cheiros, por exemplo.
Tem muita utilidade pois permite, por exemplo, a um piloto de automóveis treinar para uma corrida, simulando situações que poderão acontecer na dita corrida, ou até para um piloto
Em suma, a realidade virtual oferece uma recreação digital de um ambiente de vida real, enquanto a realidade aumentada disponibiliza elementos virtuais como uma sobreposição ao mundo real.
Comentários
Enviar um comentário